Pressão total sobre as cinquentinhas: quase 1 mil apreendidas até agora no Grande Recife

Foto divulgação 

  

O cerco está fechando e a fiscalização sobre as motos de até 50 cilindradas, as famosas cinquentinhas, está cada vez mais intensa. Já são quase 1 mil veículos do tipo apreendidos na Região Metropolitana do Recife pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). No início de setembro, eram menos de 200. E a promessa dos gestores públicos é intensificar a repressão cada vez mais, até o dia 11 de novembro, quando encerra o prazo estipulado para que todos os ciclomotores sejam emplacados em Pernambuco.

O aperto na fiscalização se deve às novas regras para as 50 cilindradas. No dia 31 de julho de 2015 o governo federal sancionou a Lei 13.154 que retirou o nome ciclomotor dos Artigos 124 e 129 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desobrigando as prefeituras da responsabilidade pelo emplacamento das motos 50 cc e restringindo a função aos órgãos de trânsito estaduais, ou seja, os Detrans. Já as cinquentinhas adquiridas antes dessa data – a maioria que circula nas ruas – ganharam prazo até o início de novembro deste ano para fazer o emplacamento.

Os proprietários dos ciclomotores, emplacados ou não, precisam estar atentos às exigências do CTB. Todos têm que ser habilitados (CNH para moto ou ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor) e usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como capacete, pisca alerta e retrovisor. Quem ainda não tem placa, precisa apresentar a nota fiscal de compra da 50 cc”,

capitão Darlan Bartolomeu, do BPTRan

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  A estratégia é atacar a periferia, exatamente o reduto das cinquentinhas. Antes da mudança na lei, os ciclomotores estavam circulando livremente nos grandes corredores da cidade, inclusive no Centro e em bairros nobres. Flagrantes continuam sendo vistos pelo Recife, ainda mais em municípios da Região Metropolitana. Mas as blitzes e a notícia da obrigatoriedade do emplacamento têm restringido os condutores à periferia. “Nós já realizávamos a Operação Corredor Periférico com foco nas motos. Agora, ampliamos para os ciclomotores e estamos diariamente nas ruas, com atenção especial para os bairros da periferia. É preciso fazer algo para diminuir o desrespeito à lei e o número de feridos. É a saúde pública quem está pagando essa conta”, alerta o capitão Darlan Bartolomeu da Silva, do BPTRan, que estava à frente da blitz realizada na manhã desta segunda-feira (5/10), no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife.

Fonte: NE10 

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Por: Machados Agora

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1 comentários :

  1. PQ VCS NÃO DEVOLVE O VALOR QUE FOI INVESTIDO, NAS 50 CC PQ QUEM COMPROU ESTAVA CERTO QUE NÃO PRECISAVA DE CNH,, DPVATE...... AGORA VEM COM LEI DE MERDA DEPOIS QUE AS LOJAS ENCHE OS COFRES,

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