Por falta de incentivo e apoio municipal artesãos da cidade de Machados não participaram da 18°Feira Nacional de Negócios do Artesanato (fenearte).
Segundo os artesãos, na gestão atual não se tem uma política de incentivo para os artesão local. A prefeitura disponibilizou um box no mercado multicultural, onde é dividido com três artesãos, tendo que dividir uma taxa no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), muitas vezes tem que tirar do próprio bolso para pagar a taxa administrativa.
A palha da banana é a maior matéria prima do município, onde os artesãos criam lindas e valiosas peças.
Antes, com o apoio da gestão passada do governo CIDO PLÁCIDO, a prefeitura disponibilizava um stand na feira para os artesãos do município, onde todos da cooperativa podiam expor seus trabalhos e peças sem custo adicionais, também disponibilizava de transporte e refeições para os artesãos.
Perguntado, se a prefeitura havia procurado os artesãos sobre a feira? A resposta foi, NÃO.
Perguntado sobre a feirinha que tem nas festas o artesanato local tem um espaço?
A resposta foi NÃO, e acrítica, as barracas que vem de Vitória de Santo então, Glória do goitá e etc, ganhos tudo, comida, hospedagem, transporte e diárias de participação, e para nós que somos filho da terra não se tem nem o simples apoio. Diz artesão.
Segue imagens de algumas peças feita pelo artesão Eraldo Freitas.
Imagens reprodução do facebook.
0 comentários :
Postar um comentário